Institucional

Bares Com Alma

Institucional - Belo Horizonte, MG
Completei recentemente 8 anos de carreira. Contei mais de 1200 histórias em fotografias, que vão de batizados em igreja vazia com direito a bronca de padre, passando por ensaios no exterior, uma senhora orgulhosa de sua idade andando de bike na rua, meus pais, o “fique em casa” pró-isolamento, e agora recentemente o projeto mais louco de que já fiz parte, o Bares com Alma. Comecei a fotografar por causa da depressão: era pra ser uma terapia e acabou me transformando.
Desisti de fazer casamentos, voltei; passei o estúdio pra frente, reassumi; parei de participar de concursos, retornei. E que retorno! Ao longo da carreira, meti a cara nos concursos sem medo para botar meu trabalho à prova. Eu sempre quis que aqueles que admiro analisassem minha obra, não que existisse certo ou errado, mas se trata de evolução, sem apego. Ao todo, são mais de 100 prêmios na carreira, mesmo com tantos hiatos.
A fotografia me trouxe tanta conquista que é difícil terminar esse texto sem parar diversas vezes para chorar. Confesso que preciso falar mais disso. Foi tanta gente nesse caminho, sejam as registradas ou as que unimos, como minha equipe e parceiros, que a gente entende melhor a vida, que é feita de pequenas frações de suspiros efêmeros que a gente luta para eternizar.
Sempre frequentei bares, rodeado de gente. Antes de sequer pegar numa câmera profissional, brincava que tinha um sonho de fazer um documentário dos bares da minha cidade. Já profissional, criei o Retratos Sem Fronteiras e tudo pareceu fazer sentido. Eternizei algumas histórias, dentre elas, alguns donos de buteco, o que me fez conhecer algumas das pessoas mais incríveis de que se tem notícia na Terra. E essa conexão me colocou como pesquisador e fotógrafo do Bares com Alma, lá de BH.
Eis, senhoras e senhores, uma coleção de 20 fotos de alguns dos bares e almas icônicos de Belo Horizonte, premiadas com a mais alta nota da Inspiration Photographers, na categoria Retratos.
Estou de volta. Na fotografia, nos concursos, nos bares – e nas histórias que nunca deixei de contar. E premiado!

Coleção premiada com nota máxima na Inspiration Photographers, em janeiro de 2025.